António Feliciano Rodrigues "Castilho" 2020




literatura_2020.jpg

Com o superior objetivo de criar, incentivar e promover a escrita e a leitura junto da população, homenageando desta forma o poeta madeirense António Feliciano Rodrigues, mais conhecido por "Castilho".

Fruto da sua relevância e popularidade, considerou esta Junta de Freguesia fundamental relembrar o autor da importante obra "Versos da Mocidade", cuja edição teve lugar em 1903, na cidade do Funchal, onde o seu pseudónimo "Castilho", o tornou uma figura de relevo cultural com maior impacto no meio social do que o seu próprio nome.

Em 2020, o júri foi constituído por Laura Moniz, Romeu Severim e Teresa Faria que decidiu a seguinte atribuição de prémios:

1.º Classificado: Ana Ferreira, com o conto intitulado "Só um lugar";
2.º Classificado: Velentina Ferreira, com o conto "Para onde vão as coisas que morrem";
3.º Classificado: Catarina Van Daele com "Jonas e o Pombo".

Os jurados decidiram atribuir ainda uma Menção Honrosa ao conto "Santiago, o Justo", de Paulo Branco, ao conto "Um por dia, todos os dias ao deitar", de Patrícia Magalhães e uma outra ao conto "Não há bruxas lindas", da autoria de João Roque.

 

A iniciativa do concurso literário António Feliciano Rodrigues, mais conhecido por "Castilho", é destinada a todos os interessados, que tem por tema "Conte uma história...", devendo os textos serem escritos em prosa e em língua portuguesa. Todos os contos deverão fazer uma alusão à freguesia de Santa Maria Maior, Funchal. Esta alusão poderá ser de diversa natureza e ficará ao critério do(a) autor(a) do conto.

"Com Palavras Nascem Histórias", de distribuição gratuita, é uma publicação de periodicidade anual que tem por objetivo publicar os contos participantes premiados no concurso de literatura intitulado "Castilho", promovido pela Junta de Freguesia, desde o ano de 2003. As publicações são apresentadas e distribuídas ao público, na cerimónia de entrega de prémios do concurso do ano seguinte àquele a que o livro apresenta.

Conheça os contos premiados da edição de 2019, apresentado a público a 28 de setembro de 2020.

 

com palavras nascem histórias



Confira as fotografias nas nossas redes sociais!




CONTATE-NOS


REDES SOCIAIS

 

Junta de Freguesia 

Universidade Sénior 



instagram 01

 

 


iconsite 03

DOCUMENTOS

 

Requerimento para atestado

clique aqui 〉

 

localizacaoLocalização


INFORMAÇÕES

 

Rua das Murteiras, 25B

9060-199 Funchal

Segunda e sexta-feira

8:30-12-30 e 14:00-17:00 horas

 

T. (351) 291 226 683

E. stamariamaior@gmail.com

©1433-2020 Junta de Freguesia de Santa Maria Maior. Todos os direitos reservados.
Para Cima