heraldica

 

           CLIQUE NO MENU E CONHEÇA A SUA FREGUESIA 〉

 


António Feliciano Rodrigues "Castilho"




literatura2022.jpg
Com o superior objetivo de criar, incentivar e promover a escrita e a leitura junto da população, homenageando desta forma o poeta madeirense António Feliciano Rodrigues, mais conhecido por "Castilho", a Junta de Freguesia volta a promover em 2022, a sua vigéssima edição.

Fruto da sua relevância e popularidade, considerou esta Junta de Freguesia fundamental relembrar o autor da importante obra "Versos da Mocidade", cuja edição teve lugar em 1903, na cidade do Funchal, onde o seu pseudónimo "Castilho", o tornou uma figura de relevo cultural com maior impacto no meio social do que o seu próprio nome.

Em 2022, o júri foi constituído por Agostinho Soares, Diva Castro e Teresa Serrão que decidiu a seguinte atribuição de prémios:

1.º Classificado: Fernando Letra, com o conto intitulado "O Jardineiro";
2.º Classificado: Miguel Moutinho, com o conto "Vou Contar-te uma história";
3.º Classificado: Liliana Oliveira, com o conto "A História Inacabada".

Os jurados decidiram atribuir ainda duas Menções Honrosas aos contos "A História de uma Videira", da autoria de Paulo Mourão, "O Banquete das Traças", de Luiz de Carvalho.

 

A iniciativa do concurso literário António Feliciano Rodrigues, mais conhecido por "Castilho", é destinada a todos os interessados, que tem por tema "Conte uma história...", devendo os textos serem escritos em prosa e em língua portuguesa. Todos os contos deverão fazer uma alusão à freguesia de Santa Maria Maior, Funchal. Esta alusão poderá ser de diversa natureza e ficará ao critério do(a) autor(a) do conto.

"Com Palavras Nascem Histórias", de distribuição gratuita, é uma publicação de periodicidade anual que tem por objetivo publicar os contos participantes premiados no concurso de literatura intitulado "Castilho", promovido pela Junta de Freguesia, desde o ano de 2003. As publicações são apresentadas e distribuídas ao público, na cerimónia de entrega de prémios do concurso do ano seguinte àquele a que o livro apresenta.

Conheça os contos premiados da edição de 2021, apresentado a público a 26 de setembro de 2022.

 

Clique na imagem para aceder à publicação

 



Confira as fotografias nas nossas redes sociais!




CONTATE-NOS


REDES SOCIAIS

 

Junta de Freguesia 

Universidade Sénior 



instagram 01

 

 


iconsite 03

DOCUMENTOS

 

Requerimento para atestado

clique aqui 〉

 

localizacaoLocalização


INFORMAÇÕES

 

Rua das Murteiras, 25B

9060-199 Funchal

Segunda e sexta-feira

8:30-12-30 e 14:00-17:00 horas

 

T. (351) 291 226 683

E. stamariamaior@gmail.com

Para Cima